Cogitações 10#

1. Evito os telejornais da noite. Deprimem-me. Mais de metade do noticiário ocupa-se da crise económica e das perspectivas sombrias que se auguram para o nosso país. É a mesma coisa que bombardear constantemente um doente terminal com as coisas más que o esperam no que respeita à evolução da sua doença. Como detesto novelas, talk shows, concursos, futebol, e outras coisas que agora não me lembro, restam-me sobretudo os filmes, e não todos. Prefiro de longe a Internet, pela variedade de informação, embora aceite pacificamente que a navegação internáutica vicia a valer. Ocupo-me com a leitura de blogues, revistas e jornais estrangeiros, e sites do meu agrado, mas a minha vida está a tornar-se um pouco como a televisão dos últimos tempos: rotineira. Todos nós evitamos a banalização do quotidiano, procurando alguma actividade que rompa com os comportamentos maquinais e, embora seja contraproducente, precisamos das rotinas para nos ancorarmos. E é na gestão destas duas forças contrárias que julgamos encontrar o equilíbrio.

2. Ter algum viciozinho secreto, inconfessável, apimenta o cinzentismo do quotidiano. Geralmente há sempre uma prática “radical” que carecemos para não cairmos no marasmo e darmos lustro ao rolar dos dias. Para uns é a droga, a tóxico-dependência escondida até ao limite do possível; para outros, o álcool, ou o jogo; outros, ainda, refugiam-se no sexo, nas taras, nas práticas mais sórdidas. O mais radical que existe na minha vida é a variação sexual, e nem acho que seja uma prática tão radical assim. Se querem mesmo saber, acho que quase todos os homens, e muitas mulheres também, ou são infiéis ao seu cônjuge, o já o foram; ou, pior, são completamente mentirosos quando afirmam o contrário. E isso também é um vício perigoso: o hábito da mentira.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

